O Coaching e a Motivação

A motivação é um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta. 

A partir disto, podemos dizer que mover-se em direção a um objetivo é estar motivado, havendo para este processo um (ou mais) “motivo(s)” que expliquem a intencionalidade do indivíduo. E sabemos que, quando não estamos interessados por alguma tarefa, não sentimos prazer, nem vontade de realizá-la. 

O contrário também é verdade: ao realizarmos uma tarefa e sentirmos prazer ou satisfação (emoções positivas e bem-estar), a tendência é voltarmos a executar esta ação. Este é o mecanismo da motivação; a busca pelo prazer/satisfação das necessidades individuais. 

Através deste processo, é possível compreendermos os motivos e os fatores que influenciam na escolha e realização das atividades físico-esportivos pelos indivíduos.

A motivação é um fenômeno que envolve inúmeros fatores e que está presente em todas as atividades humanas, por isso permite interpretações que podem diferir entre si dependendo da área em que este conceito está contextualizado.”



Como demonstra o artigo, a motivação é um processo de autoconhecimento, onde precisamos saber aonde queremos chegar, conhecermos intimamente nossas preferências, crenças e valores  para não sermos levados para atalhos indesejados por influência externas, como por exemplo opiniões alheias.

Sendo um processo, ele não está parado à espera de um “click” mágico, está em constante movimento e necessita de atenção e planejamento. Caso contrário, podemos percorrer muitos quilômetros em direção a frustração e não a busca pelo prazer/satisfação.

Como o coaching trabalha isso?

O processo de coaching ajuda a planejar de forma realista os sonhos ou as metas  a curto, médio e longo prazo. Ajuda o coachee a conhecer ou aprimorar a sua percepção sobre si mesmo, focando no fortalecimento e desenvolvimento das crenças e valores facilitadores. 

Uma vez que o cliente acredita ele pode visualizar e planejar melhor suas ações. 

Melhorando suas ações, consequentemente ele melhora seus resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?