O poder das nossas crenças

Crenças são tudo aquilo que nós acreditamos a partir da forma como nós filtramos e interpretamos a realidade. Todos nós carregamos uma série de crenças que foram sendo formadas a partir da nossa infância e ao longo de nossas vidas, influenciadas pelos nossos pais, irmãos, parentes, amigos e também pelo contexto sócio-cultural no qual estamos inseridos. 

Conforme a realidade que experimentamos e a maneira como interpretamos estes eventos, assim vamos construindo as nossas crenças. 


Elas não são propriamente boas ou ruins, mas devemos prestar muita atenção a elas, pois elas afetam diretamente nossos pensamentos, emoções e ações (comportamentos), e caso estejam fora do nosso controle, operando sem consciência, podemos obter resultados indesejados. Todo comportamento tem uma crença subjacente, portanto se quisermos alterar um comportamento precisamos antes rever nossas crenças.



Antes de adentrarmos mais fundo neste tema, é importante ressaltar que para mudar um sistema de crenças é preciso estarmos abertos a explorar terrenos quase desconhecidos em nós e a nos desfazermos de uma parte bagagem que cada um de nós carrega consigo. Mudanças verdadeiramente profundas exigem muito mais que "fast-magias" ou frases poderosas penduradas na parede.

É preciso nos dispormos a encarar o nosso mundo interior e colocar luz naqueles pontos que passamos a maior parte do tempo sem questionar, assim mais fácil será compreender que ao longo de nossas vidas fizemos interpretações equivocadas que acarretaram numa série de conseqüências desagradáveis. Isto acontece porque o nosso sistema de crenças é capaz de alterar a nossa resposta perante o que nos acontece. Vamos entender isso melhor...

Algumas crenças podem nos ajudar enxergar a realidade de forma mais produtiva, da seguinte forma: Se eu acreditar, por exemplo, que tudo o que acontece, mesmo as situações ruins, são para o meu amadurecimento, então irei buscar o aprendizado positivo nas experiências que eu vivenciar. 

Esta crença irá gerar uma resposta emocional e comportamental positiva, pois a minha crença é que a vida está me lapidando em todas as experiências. 

Se, por outro lado, considerando o mesmo evento, se eu tiver a crença de que o mundo é injusto, posso me sentir triste e injustiçado naquele episódio e assim ter um comportamento depressivo. Veja que isto é apenas uma questão interna e de total responsabilidade de cada um de nós. 

Apesar de não termos controle sobre os eventos que nos acontecem, todos nós podemos ter controle sobre os nossos pensamentos e crenças, e em última instância, sobre como iremos reagir aquilo que nos acontece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?