Invista em seus talentos


Seja franco consigo: você se acha uma pessoa talentosa? E os outros, reconhecem os seus talentos? É interessante que, ao gerar esta reflexão nos treinamentos e trabalhos de coaching, é nítido o desconforto nas pessoas. São poucos aqueles que assertivamente reconhecem ser detentores de talentos. Sendo assim, convido você a dedicar alguns preciosos minutos de reflexão sobre a pessoa mais importante em sua Vida: você!

O reconhecimento e investimento no talento são fundamentais para a satisfação de Vida, uma vez que orientam o equilíbrio das vivências pessoais e profissionais. Mas, afinal, o que é talento? É tudo aquilo que você faz bem, se sentindo bem, e os outros percebem que você se destaca em relação às outras pessoas. Diferente de uma competência, que é um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades que podem ser desenvolvidos por qualquer ser humano, o talento tem origem em uma aptidão inata, geralmente aquela “travessura” que você fazia quando era criança, e que muitas vezes ficou adormecida.

Entretanto, se convertermos nossas aptidões em competências, aí sim teremos desenvolvido os nossos talentos. Sendo assim, seriam todas as pessoas talentosas? Sim e não! Digamos que todos têm um talento iminente, que são as próprias aptidões. Estas, ao serem desenvolvidas como competências, estabelecem a forma correta de comunicação com o mundo, criando uma rede harmônica que reconhece este talento. Parabéns! Você conquistou então seu talento eminente.

Mas e agora, como fazer para descobrir os talentos potenciais guardados dentro de nós? O processo envolve um exercício de auto-análise, recorrendo ao que gostávamos de brincar quando crianças, o que as pessoas reconhecem de positivo em nós em termos de desempenho, o que fazemos com muito prazer, sem sentir o tempo passar, e aprendendo mais rápido que as outras pessoas.

Desenvolver os seus talentos já não é mais um luxo, é uma necessidade. A ascensão da economia do conhecimento e a escassez de gente qualificada têm exigido que as empresas fiquem cada vez mais atentas ao tema. Com um aumento da produção superior ao crescimento da população economicamente ativa, será necessário um aumento de produtividade que somente será alcançado por pessoas talentosas. Resultados surpreendentes só são obtidos por pessoas com competências surpreendentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?