A importância da inteligência emocional no mundo corporativo
Muito mais do que um bom currículo, as empresas procuram por profissionais equilibrados e capazes de lidar com situações difíceis do cotidiano.
Com
cada vez mais informação, tarefas a serem realizadas e estresse no
dia-a-dia, uma empresa, ao contratar um profissional, espera encontrar
nele uma pessoa que seja competente em suas funções – mas que também
saiba lidar bem com a pressão e demais problemas que possam vir a surgir
no mundo dos negócios de forma equilibrada.
Muitas vezes, a falta de sensibilidade em se relacionar com os outros assim como não saber lidar com situações de desconforto prejudicam a imagem e o desempenho do indivíduo. “É nessa hora que o desenvolvimento da inteligência emocional no mundo corporativo torna-se quesito importante para que o profissional mantenha o seu bom nível e aprenda a lidar melhor com situações corriqueiras”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outliers Careers.
Resumidamente, inteligência emocional é a capacidade de administrar as
emoções para alcançar objetivos. “Com isso, entende-se que as pessoas
que sabem lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações costumam
ter maior êxito em seus cargos – e até em suas vidas”, explica a
especialista.
Deixar o ambiente mais harmonioso com foco nos resultados e abusando da
criatividade para resolver “pepinos”, o profissional que desenvolve a
inteligência emocional conquista pontos com sua equipe de trabalho e com
seu chefe. “Por natureza, o ser humano é predisposto a ser intuitivo e a
seguir seus instintos, porém, ter uma inteligência emocional
equilibrada significa ter um bom discernimento na hora das tomadas de
decisão e tranquilidade e sabedoria na hora de buscar as melhores
estratégias e caminhos para conquistar o seu objetivo”, exalta Madalena.
Saber agir emocionalmente com inteligência traz consigo diversas
vantagens no dia-a-dia e no possível sucesso da carreira profissional.
Resultados como promoções mais rápidas, resultados efetivos, um bom
networking e maior facilidade em aprender coisas novas são apenas
algumas das características conquistadas pelos profissionais que
desenvolvem essa competência. “Quando em harmonia, o profissional
enxerga os problemas e objetivos de outro ângulo, e isso faz com que ele
torne-se um visionário, afinal, sabe como negociar, desenvolve melhor a
sua intuição e escuta mais seus líderes e parceiros”, diz a coach.
Quando falta a inteligência emocional, o profissional acaba não
aplicando a melhor solução, pois as emoções acabam influenciando o
raciocínio – e isso pode resultar em prejuízos financeiros e até na
perda de alguns profissionais para a empresa. “Ao administrar suas
emoções você garante a si mesmo e aos seus próximos uma maior
produtividade, felicidade e realização própria. Viver de maneira
equilibrada é a melhor solução para os problemas”, conclui Madalena.
Fonte: GUIA VENDE MAIS
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