Aprenda a fazer seu marketing pessoal e a conquistar seu espaço
Boa comunicação e bom
relacionamento. Essas palavras nunca foram tão importantes quanto hoje, -
principalmente quando se trata do mundo corporativo. A pessoa que tem boa
relação com seus colegas de equipe ou até mesmo aquela que está fora do mercado
de trabalho, mas possui uma boa ferramenta de comunicação e sabe como se
relacionar com demais pessoas, parece estar sempre um passo à frente. Parece,
não: está.
Hoje, saber
como se comportar e como transmitir a sua imagem pessoal frente à sociedade é
algo extremamente importante para conquistar e manter o sucesso e bons cargos
de trabalho. Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers,
comenta que a forma a qual as pessoas se comunicam e se comportam frente a sua
empresa, sua equipe, a uma entrevista de trabalho, etc., podem criar empatia –
ou antipatia, dependendo do caso.
“É aí que entra o marketing pessoal. A questão é: você pode ser o melhor
trabalhador do mundo, mas, se não deixar isso transparecer por meio de
atitudes, fala, postura, posicionamento – seja na ‘vida real’ ou em perfis de
redes sociais/profissionais online – é possível que sua equipe, seu chefe ou
futuro chefe; não percebam que você possui todo esse potencial escondido em
você”, exalta Madalena.
A especialista lembra que o marketing pessoal, quando bem feito, é um grande
diferencial tanto na hora da contratação quanto no dia-a-dia de uma empresa.
“Uma história comum: duas pessoas com currículos parecidos fazem o mesmo
trabalho dentro de uma empresa, porém, apenas uma delas se destaca e é
utilizada como exemplo. Por que isso acontece? Porque nem tudo se resume ao
trabalho. Essa pessoa que ganha mais atenção provavelmente sabe fazer seu
marketing pessoal e destacar suas qualidades que vão além da função
profissional”, exemplifica.
Sabendo da importância que o marketing pessoal representa nas relações tanto de
trabalho quanto pessoal, Madalena oferece algumas dicas que podem ser seguidas
por aqueles que desejam se destacar e conquistar uma vaga de trabalho,
tornar-se exemplo na empresa que atuam, manter um bom emprego, etc.:
1. Seja uma pessoa bem-humorada e otimista, alguém que as pessoas desejam estar
perto;
2. Saiba trabalhar em equipe, administrar conflitos e influenciar os outros
pelas ações, não somente pelas palavras;
3. Respeito, honestidade, fidelidade, gentileza e humildade nunca fizeram mal a
ninguém – invista nessas características;
4. Prometeu: cumpra. Simples assim. Pessoas de palavra, confiáveis e
responsáveis são muito valorizadas no ambiente profissional e pessoal;
5. Reconheça seus pontos fracos e seus pontos fortes – e sempre trabalhe para
melhorá-los;
6. Utilize a internet a seu favor: cultive seu networking,
dando sempre feedback para seus colegas, mantendo-se
atualizado nas redes sociais e profissionais (Facebook e LinkedIn, por
exemplo), deixando o currículo sempre em dia, checando e-mails, mostrando
que está ‘ligado’ com os acontecimentos do mundo, etc.
FONTE: SEGS.COM.BR
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