Você se conhece de verdade?

Autoconhecimento é a principal exigência de empregadores em entrevistas de emprego


As perguntas que aterrorizam e tiram as noites de sono dos candidatos a qualquer emprego são: "quais são seus pontos positivos?"; "você poderia falar um pouco mais sobre você?"; e, principalmente, "quais são seus pontos negativos?". Alguém sabe o que o examinador quer ouvir como resposta?
Madalena Feliciano - Presidente e Executiva
da empresa IPCOACHING.
Todos já passaram por essa experiência de não saber o que falar, ou soltar um dos tão famosos clichês, como "ser perfeccionista" ou "muito organizado". Quando, na realidade, o que os empregadores procuram é alguém que tenha autoconhecimento.
Para Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, atuante em São Paulo, a honestidade é o primeiro passo ao responder tal indagação. Entretanto, para ser honesto o candidato precisa conhecer a fundo seus defeitos, por isso estudá-los e discuti-los com colegas ou chefes pode ajudar muito nesse feedback.
Não adianta, no entanto, mencionar fraquezas que não se aplicam à carreira ou emprego almejado. É preciso, sempre, se ater ao contexto em que está inserido, nesse caso a empresa. Outra dica de Madalena é que o interessado tenha soluções para esses defeitos, ou já esteja efetuando algo para sanar essas falhas.
A saída é ser sincero, pois, se estiver mentido, ao pedir referências aos seus antigos empregadores, vão descobrir e então suas chances para o cargo pode estar perdida. Com essas dicas não tem como falhar, na próxima entrevista aplique-as e verá o resultado positivo.
Outliers Careers
Madalena Feliciano
Diretora Geral
(11) 2737-1685

Rua Professor Aprígio Gonzaga, 78, Térreo,  São Paulo – SP.
madalena@outlierscareers.com.br
www.outlierscareers.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?