Sites ensinam a consertar produtos quebrados

Saiba como reparar, sozinho, veículos, eletrônicos e outras coisas da casa

Por Anna Carolina Rodrigues
Faça você mesmo: sites podem ajudar a consertar produtos quebrados | <i>Crédito: Divulgação
Faça você mesmo: sites podem ajudar a consertar produtos quebrados | Crédito: Divulgação
Comprar produtos novos toda vez que algo quebra não é algo mais tão acessível como antes. Reparar tem então se tornado uma solução para este problema. Confira a seguir sites e aplicativos que podem ajudá-lo a consertar ou a encontrar um especialista no assunto. 

Veículos 

1. Chave Quinze (chavequinze.com): além de conteúdo e  entrevistas, o site traz toda semana algum vídeo tutorial sobre reparos e manutenção de bicicletas que vão desde como recolocar uma corrente solta e ajustar a altura do selim até instalar pedais e regular a marcha.

2. Bike Repair (em inglês, pago) : esse aplicativo pode  salvá-lo em situações de emergência, como quando a bike enguiça no meio da rua. Basta indicar o problema para ter acesso a um guia ilustrado.

3. Carrorama (carrorama.net): um app em que é possível monitorar os gastos com o veículo, agendar lembretes de contas relacionadas a ele e também monitorar a manutenção. 

Serviços

1. Assistência Técnica (assistenciatecnicabrasil.com.br): o nome é autoexplicativo. Trata-se de um site que reúne contatos de assistências técnicas de diferentes marcas e estados do país.

2. GetNinjas (getninjas.com.br):  o buscador permite encontrar serviços de diversos tipos de profissionais em todo o país e – o mais legal – traz um comparativo de preços por região. 

Manuais 

1. Instructables (instructables.com): o foco do site é o faça você mesmo. Ele é dividido em diversas categorias e traz posts de usuários que ensinam a fazer coisas como transformar móveis antigos em novos. 

2. Wikihow (pt.wikihow.com): o site vai além de consertos e reparos e consiste em uma verdadeira enciclopédia viva que traz manuais para as pessoas fazerem de tudo.

Eletrônicos 
1. iFixit (pt.ifixit.com): um verdadeiro depositório de guias para consertar diversos tipos de aparelhos eletrônicos que inclui câmeras, Iphones e computadores. O lema do site é “Vamos consertar o mundo, aparelho por aparelho”.

2. FindUp (findup.com.br): o aplicativo desenvolvido por um pernambucano permite encontrar um técnico de computador mais próximo. 

Tutoriais 
1. A Casa que Minha Vó Queria (acasaqueaminhavoqueria.com): o blog inspirado na avó de uma das autoras traz diversas dicas bem explicadas sobre decoração, reciclagem e até marcenaria.

2. Escola de Costura (escoladecosturar.com.br) : vídeos tutoriais sobre, claro, costura. O site conta com material para iniciantes que querem aprender a pregar um botão. Mas há informações para pessoas com mais prática que buscam, por exemplo, fazer um molde de roupa.



Esta matéria foi publicada originalmente na edição 213 da revista Você S/A com o título "Faça você mesmo"

Você S/A | Edição 213 | Abril de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?