Pular para o conteúdo principal

Multinacionais amam esta virtude, diz VP de RH da Samsung

Thinkstock/Motoyuki Kobayashi
yoga flexibilidade
Mulheres em postura de ioga: flexibilidade é uma qualidade valorizada por multinacionais
São Paulo – Você consegue observar o ambiente e ajustar a sua atuação de acordo com ele ou seu comportamento é um só independentemente do lugar? Quem se identifica com a primeira resposta tem muito mais chances de se dar bem em uma multinacional. É que operar em uma cultura heterogênea é um dos grandes desafios em empresas que atuam globalmente.
Flexibilidade é a palavra-chave, segundo Francisco Cuesta, vice-presidente de recursos humanos da Samsung. “Tanto na forma de pensar, como na maneira de se situar e operar de acordo com esse cenário”, diz ele.
E ele sabe do que está falando já que construiu sua carreira em multinacionais. Antes de trabalhar na coreana Samsung, trabalhou na francesa Valeo, na espanhola Telefonica, na brasileira CSN e na americana White Martins. Ou seja, além ter experiência com nacionalidades diferentes, também atuou em segmentos diversos ao longo da sua trajetória.
A maleabilidade a que ele se refere deve permear ainda a compreensão que o profissional tem de cada negócio ou setor. Na Samsung, por exemplo, um valor que é extremamente marcado e que deve permear a atuação de qualquer funcionário em qualquer um dos países em que a empresa opera é o senso de urgência. “O setor de tecnologia por si só já é bastante agitado e demandante. Temos que ser rápidos”, diz.
A integração da equipe ajuda tanto na velocidade que se espera deles quanto na transmissão dos valores da companhia. Uma das ações recentes da Samsung nesse sentido foi a Samsung Sports Season, lançada logo após o encerramento da Olimpíada do Rio. Durante vários dias os funcionários puderam praticar esportes individuais e em grupo, em oito modalidades diferentes. A iniciativa também teve como resultado estimular a colaboração, um valor cada vez mais destacado pelas empresas.
Em relação às qualidades citadas por Cuesta, vale o alerta, por mais óbvio que pareça. A combinação com a orientação para resultados é fundamental. A carreira só vai decolar para quem estiver mesmo disposto a arregaçar as mangas. “É claro que eu não teria tido um bom desempenho se não houvesse entrega”, diz.
Por Camila Pati

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?