9 coisas legais que você pode colocar no currículo e não sabia


Você acha que o seu currículo faz jus à sua trajetória profissional? Se a sua resposta para esta pergunta for “não”, então está na hora de você fazer algo para mudar isso. Lembre-se que o seu CV é o seu primeiro contato com as empresas nas quais você quer trabalhar e ele precisa mostrar quem você é, quais as suas habilidades, o que você já fez de bacana e, principalmente, por que uma empresa deveria te contratar!

Muita gente tem medo de colocar no currículo as experiências profissionais mais legais que já tiveram só porque elas não estavam na descrição do cargo que ocupavam em uma empresa – ou por serem terem feito fora de um emprego. Você é desses que têm dúvidas sobre o que pode ou não colocar no currículo? Então confira essa lista e melhore as suas primeiras impressões com os recrutadores – e as suas chances de conseguir o seu trabalho dos sonhos.

1. Coloque as suas boas ideias e quais foram os resultados delas. Mais do que descrever o que você fazia regularmente no seu trabalho, conte sobre as suas ideias e realizações. Nessas horas você pode escrever em primeira pessoa e não ser modesto. Por exemplo: “eu desenvolvi o novo fluxo de trabalho da área, que foi implementado pela empresa e melhorou a eficiência do time”.

2. Trabalhos voluntários também entram no currículo, mas não esqueça de colocar as suas conquistas e aprendizados.

3. Se você fez um trabalho para um amigo, como um freela ou mesmo um favor, e o resultado for digno de menção no currículo, então pode colocar! Ajudar amigos com seus projetos fazendo algo dentro da sua área de atuação é uma ótima forma de criar ou aumentar o seu portfólio.

4. Coloque os projetos que você participou, mas nunca foram concretizados (ou só foram concluídos depois que você saiu da empresa). Lembre-se de comentar a importância deste trabalho para o seu aprendizado e como foi a sua participação nele.

5. Se você trabalhou em uma empresa onde fez muito mais tarefas do que o cargo normalmente exigia, não deixe de citar isso no currículo.

6. Sabe aqueles projetos que não faziam parte do seu cargo, mas que você acabou colaborando? Pode coloca-los no currículo também. Muita gente deixa essas experiências de fora achando que soará estranho falar sobre conquistas que não estavam dentro do seu cargo, mas na verdade isso mostrará a sua versatilidade diante dos desafios da empresa.

7. Coloque os seus aprendizados nas empresas pelas quais passou. A gente sabe que a vida é a maior universidade e se você contar o que aprendeu nas suas experiências profissionais os recrutadores terão uma visão muito mais ampla sobre o seu desenvolvimento profissional.

8. Se você liderou algum projeto – seja por terem te delegado a liderança ou por você ter assumido as rédeas do trabalho naturalmente –, não deixe isso de fora do seu currículo.

9. Trabalhos de faculdade, encubadora, empresa júnior e até aquele TCC que deu o maior trabalho para concluir também podem ir no seu currículo. Se você acredita que eles foram experiências incríveis e acrescentaram algo para a sua carreira profissional, mencione-os e explique a importância deles para você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?