Como evitar erros ao trocar de emprego

Especialistas ensinam a blindar sua carreira contra decisões equivocadas

Por Mariana Poli
Indecisão: como ter certeza se está preparado para uma promoção de cargo | <i>Crédito: Pexels
Indecisão: como ter certeza se está preparado para uma promoção de cargo | Crédito: Pexels
Como saber se vale a pena mudar de emprego e de empresa? Ou como ter certeza se está preparado para uma promoção de cargo? 

Além de fazer uma reflexão profunda sobre competências, pontos fracos, sonhos e expectativas profissionais, o candidato à nova vaga deve tomar medidas simples e eficazes, como ensinam os quatro especialistas a seguir.

1. Tenha um plano de carreira bem desenhado 
“É importante que o profissional saiba onde está e aonde quer chegar e avalie a própria situação profissional a cada trimestre. Quem tem clareza do que deseja para a carreira, dificilmente faz escolhas erradas. Muitos dos que enfrentam um desvio de rota não têm definido quais são seus valores e o que os motiva de fato. Isso os leva a aceitar cadeiras por questões imediatistas, sem avaliar qual é o perfil de profissional que aquele cargo exige. Com o tempo, começará a não bater as metas e a enfrentar problemas, justamente por não ter clareza da motivação”, diz Fabiana Monteiro, coach e autora do primeiro volume do livro Histórias de Sucesso, em que traz cases bem-sucedidos de grandes executivos. 

2. Investigue a cadeira que irá ocupar 
“Os maiores desvios acontecem quando se oferece a um jovem gerente, por exemplo, um cargo de diretor. A empresa em que estamos não nos promoverá na mesma rapidez que uma outra. É preciso ter muita atenção à ambição desmedida. Muitos ficam tão atraídos pelo título que não fazem nem uma pesquisa básica: qual é o perfil desta cadeira que estão me oferecendo? Se é gerente há seis meses, não saia correndo só porque estão oferecendo um cargo superior ao seu. E, se optar pela mudança, saiba exatamente o que buscam. Questione o que a empresa espera de você em 30 dias, seis meses, um ano”, diz Magui Castro, sócia da consultoria Caldwell Partners.

3. Conheça os valores da companhia contratante 
“É extremamente importante saber quais são os valores da companhia para a qual está  migrando. Um encaixe positivo entre os valores do funcionário e os da empresa alavanca a performance e cria condições favoráveis para o dia a dia no trabalho. Se existe algo que o impacta negativamente, o profissional começa a querer abandonar o barco. Qualquer profissional precisa fazer, hoje, uma boa gestão de sua carreira. Ter conhecimento daquilo que valoriza e mais gosta de executar evita gastar uma energia absurda com uma troca de emprego equivocada”, diz Margareth Columa, diretora da consultoria Lee Hecht Harrison.

4. Estabeleça um acordo prévio com a chefia 
“Ao aceitar uma promoção ou uma mudança de cargo dentro da sua empresa, faça um acordo prévio com os gestores. Antes de realizar o movimento, expresse que aceita o desafio e está lisonjeado pelo convite, mas deseja fazer um teste na nova função. Questione, também, se poderá voltar ao posto anterior caso não se adeque e pergunte com bastante clareza quais serão as alternativas caso não dê certo na vaga. O empregado que busca uma contrapartida reduz as chances de ficar rendido no futuro”, afirma José Roberto Marques, presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?