Como fazer (ou não) uma mudança de área profissional

Você tem uma carreira que não gosta, mas não consegue sair dela. Os seus amigos estão se dando bem em outras áreas e você continua deixando a vida te levar de um emprego ruim para outro, sem nunca parecer evoluir, crescer. Chega uma hora que você quer tomar uma decisão para mudar isso, mas não sabe o que precisa fazer.
Esta situação é bem mais comum do que parece. Acredite: você não é o único por aqui que pensa assim. Nós não iremos oferecer a solução definitiva para todos os seus problemas, mas podemos te dizer com certeza uma coisa: você precisa começar a se planejar! Isso não significa necessariamente se planejar para mudar de carreira, mas pelo menos entender aonde você quer chegar e como fará isso. Às vezes, o seu “emprego ruim” atual pode até ser a melhor maneira de chegar lá!

Não olhe para a “grama do vizinho”

Muitas vezes nos sentimos frustrados com a nossa carreira, isso é normal. Parece que não estamos evoluindo, que a área de atuação é ruim e que os nossos amigos estão se dando bem melhor! Tome muito cuidado com isso, pois a grama do vizinho realmente pode parecer mais verde, mas pode ser apenas uma ilusão. Além disso, será que você seria realmente feliz fazendo o que eles fazem?

Talvez você não precise mudar de carreira…

Cada empresa tem uma cultura organizacional diferente, assim como os chefes/líderes têm as suas maneiras de gerir suas equipes. Se você estiver em um ambiente que não tem nada a ver com você, as chances de você se sentir insatisfeito, mesmo trabalhando com o que ama fazer, são grandes. E daí fica aquela sensação de que você está na carreira errada, quando na verdade é apenas a empresa ou o chefe…

Saiba o que procurar

Tá, você já viu que a sua área não é mesmo o que você quer. Mas se você não sabe o que quer fazer, não vai adiantar nada procurar por um novo trabalho. As chances de você cair na mesma situação que já está hoje, arranjar um emprego que você não gosta, são muito altas. Como dizemos: mudar o endereço do seu problema. É por isso que você não pode se desesperar e fazer esta mudança impulsivamente.
Faça um planejamento da sua carreira. Entenda exatamente o que você quer fazer, onde você quer estar daqui cinco anos (sim, a famosa pergunta clichê de toda entrevista de emprego vai te ajudar muito a entender o que você quer para o seu futuro) e por onde você pode começar a trilhar a sua nova carreira. Procure por oportunidades que te colocarão nos trilhos certos, mesmo que você ganhe um pouco menos do que seu emprego atual – com certeza você crescerá muito e mais rápido tendo um propósito.

Não faça outra faculdade sem testar a nova área antes

Uma das possíveis decisões de quem está insatisfeito com a carreira e quer mudar de área é cursar uma nova faculdade. Afinal, é assim que muita gente começa uma carreira, certo? Mas se você já tentou uma vez dessa forma, será que vale a pena se jogar em uma vida acadêmica para descobrir, quatro anos depois, que não era nada disso que você queria; de novo!
Não comece uma segunda faculdade sem antes testar a área em que você quer trabalhar. Entenda como as suas experiências profissionais de hoje podem te ajudar a conseguir um trabalho nesta nova área, adapte o seu currículo e tente um estágio ou um trabalho de entrada. Se for isso mesmo, entre no curso. Você pode inclusive buscar uma oportunidade de recolocação na própria empresa onde já trabalha.

Converse com o seu chefe e proponha uma mudança gradual

Se você tem um bom relacionamento com o seu chefe e acredita que a sua empresa é o lugar onde você queria estar, mas o seu trabalho não é exatamente o que você queria estar fazendo, vale a pena trocar uma ideia sincera com o seu chefe. Se você sentir abertura para isso, proponha que você incorpore algumas tarefas e funções da sua nova área de atuação à sua rotina atual.
Desta forma você não sentirá a pressão esmagadora da mudança radical, manterá o seu trabalho na emprega onde gosta de trabalhar e experimentará a nova área que deseja trabalhar. Se você perceber que é isso mesmo que quer fazer, pode se jogar, pedir por uma posição integral ou até procurar um trabalho em outra empresa. Se não for, você certamente passará a valorizar muito mais as suas antigas funções!
 Essa matéria foi publicada originalmente pelo Inquietaria do 99Jobs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?