Por que continuar procurando trabalho mesmo já estando empregado

Procurar emprego é igual tentar encontrar o Wally em um cenário sempre caótico e confuso! E, assim como nos livros do personagem, a busca não termina quando você o encontra. Saber onde o Wally está (ou ser contratado por uma empresa) é apenas o primeiro passo para realizar os objetivos do “jogo” e não deve ser o seu objetivo final. Isso porque continuar procurando trabalho pode trazer vários benefícios para a sua carreira!
Neste post a gente vai te explicar por que você deveria continuar procurando por um trabalho mesmo já estando muito bem empregado e quais os benefícios que isso pode trazer para você!

O que as outras empresas estão oferecendo?

Acompanhar as novidades da sua área de atuação é fundamental. Através das vagas e oportunidades que as empresas estão oferecendo você pode avaliar se a sua profissão está ou não em alta e decidir se este é o momento para tomar uma decisão profissional como pedir um aumento, sugerir mudanças na estrutura da sua equipe no trabalho ou até começar a se preparar para trocar de área.

Saiba o que você precisa desenvolver para evoluir na área

Uma das melhores maneiras de ficar por dentro dos novos cargos e as habilidades e ferramentas mais requisitadas do mercado é acompanhando as vagas e oportunidades das empresas. Você pode não estar procurando por um novo trabalho agora, mas assim você saberá o que você precisa desenvolver para construir a sua carreira – na sua ou em outra companhia.

Descubra que você ama o seu trabalho

Sabe aquele ditado popular que fala que “a grama do vizinho é sempre mais verde”? Muitas vezes, mesmo tendo um trabalho que amamos fazer, a gente acaba pensando que estaríamos mais felizes em outra empresa, fazendo outras coisas. Uma das maneiras de tirar este pensamento da cabeça e perceber que o seu emprego atual pode sim ser o seu trabalho dos sonhos é sondar as oportunidades do mercado.
É possível que você encontre um trabalho muito melhor do que o seu? Sim, claro… se isso acontecer, pode se inscrever na vaga! Mas na maioria das vezes você vai perceber a realidade do mercado, que outras empresas não são tão melhores que a sua, que as oportunidades não são necessariamente mais atrativas e que você está muito bem onde está hoje! 😉

Prepare-se para quando a oportunidade chegar

Pode parecer bizarro, mas ter um trabalho te deixa numa zona de conforto tão grande que você acaba relaxando demais e esquece o que fazer para conseguir um emprego. Como disse Rick Robertson, recrutador da Zynga, “entrevista de emprego é uma habilidade que precisa ser praticada”. O problema é quando você está acomodado e um headhunter daquela empresa que você sempre sonhou em trabalhar te chama para uma entrevista… e agora?
Então, mesmo que você não esteja planejando trocar de emprego, sempre vale a pena se inscrever em uma ou outra oportunidade que tem a ver com você. Além de você treinar a sua habilidade de ser entrevistado e estar preparado para quando a grande oportunidade chegar, você pode receber uma proposta que te surpreenda positivamente.

Essa matéria foi publicada originalmente pelo Inquietaria do 99Jobs. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?