As doenças mais comuns no mundo corporativo (e seus sintomas)

Estudo da Advance Medical no Brasil foi feito com mais de 180 mil profissionais de grandes empresas como Google, Renault e Suzano Papel e Celulose

São Paulo – “Temos uma epidemia de dor nas costas”, diz o CEO da Advance Medical no Brasil, Caio Soares.
Estudo realizado pela consultoria especializada em gestão de saúde com mais 180 mil profissionais de empresas nacionais e multinacionais que atuam por aqui mostra que a ortopedia é a especialidade que mais consome recursos com saúde das empresas.
A alta incidência de dores nas costas e problemas na coluna faz com que os gastos com ortopedia sejam até maiores do que em tratamentos dos cânceres mais frequentes. Grandes companhias como Google, Renault, Hospital Sírio-libanês, Suzano Papel & Celulose estão entre as empresas pesquisadas pela Advance Medical.
O levantamento indica as doenças, problemas de saúde e sintomas mais comuns entre os profissionais pesquisados:
EspecialidadePrevalênciaDoenças, sintomas e procedimentos
Ortopedia18%Dor nas costas, cirurgia de coluna cervical e lombar, dor no joelho
Oncologia15%Tumores de mama, próstata e pulmão
Endocrinologia12%Doenças da tireoide, da glândula supra renal e técnicas para emagrecimento
Neurologia11%Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, síndromes neurológicas raras
Reumatologia7%Lúpus eritomatoso sistêmico, gota, esclerose lateral amiotrófica
Hematologia5%Anemias e linfomas
Gastroenterologia5%Colites, tumores intestinais, sangramentos digestivos
Urologia4%Doenças da próstata, distúrbios de ereção, doenças do testículo
Doenças infecciosas4%Pneumonias, zika, dengue
Oftalmologia3%Catarata, cirurgias refrativas, descolamento de retina
Ginecologia3%Miomas, endometrioses, infecções
Cardiologia3%Insuficiência cardíaca, dores no peito, colocação de stents
Demais especialidades10%
Sobre as dores na coluna, Soares atribui maior parcela de responsabilidade aos profissionais do à falta de investimento em ergonomia. “As pessoas não têm o hábito de  se sentar com a coluna ereta. Se tivessem boa postura poderiam se sentar até em bancos de madeira e não teriam problemas”, diz.
Falta de exercícios físicos agrava o problema já que a sustentação é dada pelos músculos do tronco. Além disso, Soares também aponta para o fato de que as pessoas muitas vezes queimam etapas. “ Sentem a dor, procuram o pronto socorro, fazem cirurgias e na verdade o procedimento invasivo deveria ser o último recurso”, diz.
Exercícios físicos, fisioterapia e outros tratamentos menos complexos são alternativas frequentemente preteridas. “Muitas vezes estamos tratando um problema relativamente simples com cirurgia”, explica. O fisioterapeuta Fernando Gonçalves indicou a EXAME.com alongamentos úteis para quem fica muito tempo trabalhando na mesma posição.
O CEO da Advance Medical usa uma metáfora para explicar porque os altos gastos com problemas ortopédicos poderiam ser evitados. “ É como se as pessoas estivessem contratando uma empresa de logística para retirar uma xícara de café da mesa e levar para a cozinha”, diz.
Tomar as rédeas da sua saúde é a principal recomendação do CEO da Advance Medical aos profisisonais. “A sua saúde é um ativo muito importante para ser terceirizado”, afirma.  Lembre-se de que seus hábitos de vida terão impacto direto na sua longevidade.
Além disso, a possibilidade de acompanhamento e o acesso a opinião médica especializada facilita a tomada de decisões acertadas, desde o diagnóstico correto ao tratamento mais adequado, de acordo com Soares. “Tenha um médico de confiança, um clínico que o conheça e o acompanhe”, recomenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Treinamento é essencial para o desenvolvimento do capital humano nas empresas

O que fazer para ter uma carreira melhor em 2019?